Homem de coragem, decidido e competente, que soube honrar todas as suas atividades por onde passou como grande gestor. Foi o primeiro parlamentar na história brasileira a compreender a problemática do afro-descendente e do navio negreiro em profundidade. Realizou-se na cidade de Uberaba-MG o primeiro congresso afro-brasileiro (de 5 a 9 de Setembro de 1979), pela Carta de Uberaba editou o primeiro projeto político que visava o presente e o futuro, não somente dos afro-descendentes mas também dos brasileiros e da humanidade. E acrescentou ainda a proclamação de Ribeirão Preto em 11 de Novembro de 1979. Onde ele dizia: "Quando Minas decide, sempre tem o apoio dos mineiros e dos brasileiros". Na ocasião pediu apoio científico da antropologia, da história e das ciências política das Universidades Federais: de Juiz de Fora, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Com uma analise mais profunda da problemática afro-descendente a partir desses documentos, contou com a assessoria do Centro de Estudos Afro-Brasileiros (CEAB), do Deputado Carlos Santos (MDB-RS), do seu gabinete, e do Senado Federal, do professor de história e advogado de direito constitucional Miguel Setembrino Emery de Carvalho, do Advogado Carlos Moura, do então vice-prefeito, engenheiro e professor da Universidade Federal de Uberaba Wagner Nascimento, do Waldimiro de Souza, do Itamarati, das Nações Unidas e do cientista professor Milton Santos. Quem deu orientação por telefone ao então Senador Itamar Franco na conclusão do trabalho, lido na Tribuna do Senado Federal com o apoio de todos os partidos que tinham assento naquele momento. Esse fato hoje é um projeto político para o Brasil.
Sendo o blog: onegronobrasil1980.blogspot.com editado por Waldimiro de Souza a partir do livro "O negro no Brasil atual" fruto do discurso do Ex-Senador Itamar Franco em 1980.Itamar mostrou que foi irreverente naquele momento da história e amigo da população negra brasileira, por isso prestamos essa homenagem no seu caminho para a eternidade.
Onegronobrasil1980.blogspot.com com todos os seus participantes homenageia a sua contribuição que ele deu ao Brasil e a humanidade.