terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Aviso de cancelamento

O Excelentíssimo Senhor Michel Temer, Presidente da Câmara dos Deputados, perdeu a oportunidade de liberar o plenário que, simboliza a representação do poder legislativo, berço da democracia que atuou e atua com dignidade nas decisões em horas capitais da história brasileira, para a promoção do Evento denominado: Seminário Milton Santos – Vida e Obra, programado para 01/12/2009 às 14:30h. Professor e Cientista reconhecido por meio do voto, diga-se, das duas casas do congresso como patrono brasileiro. Evento que engrandeceria o poder civil e daria maior significado à ação parlamentar, não só para o Brasil, assim como uma proposta de releitura das ações políticas para a humanidade, pela causa estampada em sua obra reconhecida e premiada internacionalmente, pedimos o apoio da humanidade.

BLOG: onegronobrasil1980.blogspot.com

Reproduzimos o documento cancelamento abaixo:

Sr. Waldimiro,

Segue para seu conhecimento, e-mail da Comissão de Educação informando o CANCELAMENTO do Seminário Milton Santos.

Assessoria da Deputada Lídice da Mata


De: Comissão de Educação e Cultura/PROPOSIÇÃO
Enviada em: segunda-feira, 30 de novembro de 2009 11:25
Para: Comissão de Educação e Cultura/PROPOSIÇÃO
Cc: Anamélia Ribeiro C. de Araújo
Assunto: Cancelamento do Seminário Milton Santos - Vida e Obra
Prioridade: Alta

Of. CEC/Sec. nº 232/09_Circular

Brasília, 30 de novembro de 2009.

Senhor(a) Deputado(a),

De ordem da Senhora Presidente desta Comissão, Deputada Maria do Rosário, comunicamos a Vossa Excelência o cancelamento do Seminário Milton Santos – Vida e Obra, que estava previsto para esta terça-feira, 1º/12/09, às 14h30, no Plenário 10, Anexo II;

Atenciosamente,

Secretária ANAMÉLIA RIBEIRO CORREIA DE ARAÚJO

7 comentários:

  1. Ao Congresso Brasileiro, Câmara e Senado,o Executivo e Judiciário, é uma contribuição de uma jovem estudante que terminou o 2° no Notre Dame. Com conhecimento na revista "Coleção Caros Amigos-fascículo 3,é que reproduzirei a parte: "O povo na ciência e a ciência para o povo."
    A ciência é feita de ideias - essencial pesquisar e estudar - mas só isso não basta. Essa lição,ensinada pelo alemão Albert Einstein,serve de critério para distiguir os cientistas de primeira grandeza em qualquer época e é capaz de explicar o brilho incomum dos nomes que você vai conhecer nesta edição de Grandes Cientistas do Brasil.
    O primeiro, considerado o mais destacado intelectual negro do Brasil, mudou a Geografia com uma ideia tão simples que surpreende: a Geografia não é apenas o estudo de mapas e gráficos, rios e montanhas. A Geografia, é feita essencialmente de gente. Dessa maneira, construiu uma noção de espaço goegráfico que, enquanto sinônimo de território usado, não é apenas físico, mas uma instância social. O baiano Milton Santos revolucionou dessa forma essa ciência, até então descritiva.
    "Desse menino, a noção de movimento me impressionava, ver as pessoas se movendo, as mercadorias se movendo", conta Santos, dando uma pista sobre a origem de sua ideia genial. Sob o olhar da nova Geografia, explica Santos, "nada escapa" e o território passa a ser um lugar "privilegiado para interpretar o país".
    De forma distinta,o país também aparece como protagonista no trabalho do segundo grande cientista deste fascículo. Crodowaldo Pavan foi uma fonte inesgotável de ideias úteis para toda a ciência brasileira. Na Genética, que ajudou a implantar no país, fez valer a ideia revolucionária de que os genes não eram tão simples quanto se pensava no seu tempo. Como se não bastasse, ajudou a inscrever o desenvolvimento científico na Constituição de 1988, foi um incansável defendor do investimento no progresso científico e tecnológico, e, acima de tudo, se dedicou pessoalmente a democratizar o conhecimento, estendendo-o ao maior número possível de cidadãos.
    Parabenizo a revista e por isso,creio que esse seminário seria tão importante para enriquecer nossa cultura,que anda tão mal divulgada. Falar sobre Milton Santos,vida e obra,não é falar de uma pessoa qualquer. É mostrar o movimento da ideia do pensamento e das pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Como segundo comentário,com base na revista Fórum de 2007,direcionando para Michel Temer, Presidente da Câmara dos Deputados, Milton Santos faz uma declaração sobre o fato de ser negro.
    "O fato de ser negro e a exclusão correspondente acabam por me conduzir à condição de pemanente vigíia". Esse depoimento evidencia a sua consciência em relação à questão do preconceito e da discriminação que sofrem os negros no Brasil. Não participava de movimentos ligados à causa,uma questão de coerência com aquilo que ele dizia ser fundamental para um intelectual: a independência. "Não sou militante de coisa nenhuma. Essa ideia de intelectual, apreendida com Sartre, de uma independência total, distanciou-me de toda forma de militância", declarou.
    Descendente de escravos que foram emancipados antes da abolição da escravatura no país, Milton Santos enfrentou quando jovem diversas manifestações de rascismo. Desistiu de cursar Engenharia, entre outros motivos, quando o alertaram que havia resistência aos negros na Escola Politécnica. Em outra ocasião, foi convencido por colegas a não se candidatar ao cargo de presidente da Associação do Estudantes Secundários da Bahia. O argumento usado por eles foi de que, como negro, ele não teria acesso ao diálogo com as autoridades.
    Mesmo assim, continuou sua trajetória no meio acadêmico e hoje,pela sua relevância como intelectual, tornou-se referência para o movimento negro. "Não porque ele militava, ele era um acadêmico, mas pelo debate que fazia sobre inclusão. E também por não esquecer suas origens, apesar de ter se consagrado como um dos mais importantes intelectuais do mundo", aponta o geógrafo João Raimundo de Souza, a propósito de uma homenagem feita pela Universidade de Campinas (Unicamp) a Milton Santos.
    A sua Obra é tão revolucionária que, mesmo depois de morto, ainda assusta muita gente, gerando um certo preconceito.
    Queria convidar, como estudante, as revistas a divulgarem grandes gênios como Milton Santos e tantos outros.

    ResponderExcluir
  3. Maria de Fátima Alves Souza, nascida em Belo Horizonte-MG, dona de casa, empresária que tem duas filhas diretoras executivas.
    Creio que a base da civilização é a família, todavia a história brasileira não deu atenção a população mais pobre.Quero relatar a contribuição que legou a família brasileira pela senadora Laélia Alcântara, baiana, médica e primeira senadora negra da história do Brasil, teve dificuldade para ser aceita para exercer a profissão de médica na Bahia, tendo que imigrar-se para o Estado do Acre, no qual dedicou-se 60 anos às famílias pobres da região amazônica do Acre, esta foi uma pessoa queridíssima pela aquela população,onde mais tarde assumiu o mandato do senador Adalberto Sena, que também era médico, o qual havia falecido.
    A história Baiana é rica de valores,cito:André Rebouças, engenheiro, Milton Santos, geográfo e professor cientista, Elesbão, deputado no estado de Roraima e médico,também incluo nessa situação o deputado Adalberto Camargo de São Paulo, onde criou a primeira câmara de comércio entre Brasil e países africanos,esses são os negros, que de alguma maneira enriqueceram a política brasileira como tantos outros, e que não foram valorizados como deviam.E quero aqui dar os parabéns a deputada Lídice da Mata por ter requerido e realizado na comissão de educação e cultura na câmara dos deputados o seminário "vida e obra Milton Santos".

    ResponderExcluir
  4. COLABORAÇÃO: COORDENADORA PEDAGÓGICA MARIA LÚCIA ALVES DA SILVA E PROFESSORA VELEIDA ANTUNES.
    A ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR MILTON SANTOS, SITUADA NA RUA JARDIM TERRA NOVA, VILLAGE I. M. ITAPARICA, CEP: 41 305410, TELEFONE: 36117905, EMAIL: ESC-PMILTONSANTOS@SALVADOR.BA.GOV.BR, NO BAIRRO DE VALÉRIA, QUE LEVA O NOME DO MAIS IMPORTANTE CIENTISTA BRASILEIRO,COM OUTRAS CONTRIBUIÇÕES,HAJA VISTA O PROJETO DE LABORATÓRIO DE GEOFORMOLOGIA E ESTUDOS REGIONAIS,PROJETO ESTE QUE PROVOCOU A CAPACIDADE DO INTERIOR PARA O EXTERIOR DAS PESSOAS, ENTRE A VIDA E AS PESSOAS NAS CONVIVÊNCIAS ENTRE AS PESSOAS.a ESCOLA SOLICITA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA E O MUNDO ACADÊMICO A CONTINUAÇÃO DESTE PROJETO,NOSSA COLEGA MARIA AUXILIADORA VISITE-NOS PRA DISCUTIR UM PROJETO DESSE TEMA SOB SUA ORIENTAÇÃO.OS PODERES INSTITUCIONAIS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL:PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL(PODER JUDICIÁRIO), CONGRESSO NACIONAL(CÂMARA E SENADO),..!ESTA ESCOLA CONVOCA EM NOME DE MILTON SANTOS UM NOVO PROJETO POLÍTICO PARA O BRASIL,TODAVIA PRECISAMOS DE TER UMA COMPREENSÃO COM MUNDO ACADÊMICO QUE TENHAM UMA AÇÃO NA PRÁTICA DE GESTÃO PÚBLICA E PRIVADA PARA UMA CONQUISTA DE UM NOVO BRASIL TODOS JUNTOS.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez tenho a oportunidade de subscrever ao Blog - Jorge luiz Lucas de Paiva, Consultor, formado pela AEUDF e com especialização na UNB. Grande façanha foi encabeçar e realizar o Seminário, Vida e Obra Milton Santos. Parabéns Lídice da Mata e ao Waldimiro de Souza nosso grande entusiasta ao sugerir tal proeza. O alcance nas comunidades escolares, principalmente, a que abriga a Escola Municipal Milton Santos, situada entre favelas, no bairro Valéria - Salvador - BA. Apesar de tal iniciativa - convocar as Instituições em todas as esferas para contribuir com a continuidade da proposta do seminário, visando a manutenção do laboratório de geoformologia e estudos regionais, realizado em 04/05/2010, organizado pela Presidencia da Câmara Federal na Comissão de Educação. A Coordenadora Pedagógica, Matia Lúcia Alves da Silva e Professora, Veleida Antuines expressaram a angústia da população negra do Brasil, que vê nas propostas reafirmadas no Congresso Nacional do Brasil a forma de enfrentamento às elites conservadoras que insistem em manter o negro marginal, sem atender os apelos de arreganhos dessa população, tornando-a marginal. "Marginal" que para Milton, em sua obras Pobreza Humana - significa o pensamento intelectuais formadores de opinião, conservadores, comprometido com as elites, para continuar a escravidão na América Latina. Dessa forma, estamos juntos!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. chegou a hora do poder ter uma consciência de ser gestor da contribuição dos impostos brasileiros nos investimentos de infraestrutura, habitação, escola de boa qualidade e saúde. Para tanto, os impostos pagos pelos brasileiros não se refletem na postura do poder republicano de compreender que a democracia é algo muito sensível de conquistar. É necessário haver maior interação da educação, da informação e da expressão da cultura das pessoas no fazer no edificar e no trabalhar.

    ResponderExcluir
  7. Waldimiro de Souza5 de setembro de 2012 19:59

    Na gestão de 1986 a 1988 do Ministro da Cultura Celso Furtado, aconteceu uma audiência com o Secretário de Cultura Gilberto Gil do prefeito Mario Mello Kertész e os fundadores do conselho do memorial Zumbi; Carlos Moura, Jornalista Justo do RJ e Waldimiro de Souza. Com objetivo de um projeto de reconstrução do pelourinho, da sua historia e apoio a população negra e pobre que habitavam em residências sem condições básicas. Naquele momento havia um clamor da população negra brasileira. Para surpresa de todos, o esforço para conquistar as verbas locadas para prefeitura de salvador na época viram pó. Alguém embolsou todo esse esforço coletivo da nação brasileiro e exterior. Ficaram evidente as palavras do ministro da cultura Celso Furtado, que o negro não tinha representação política, para fazer valer e cumprir um empreendimento dessa magnitude.
    Chegou a hora de modificar a estrutura dos partidos políticos que tem como base o conceito racistoide. O poder judiciário no processo da juridicidade há de gerir o estado republicano o poder civil pela democracia plena. 82% da população da Bahia são de negros e os mesmo não se elegem para o executivo e legislativo e quase não há negros no poder judiciário.
    OnegronoBrasil1980.blogspot.com está solidário ao Doutor Fernando Conceição, jornalista, professor da UFBA, biografo da obra de Milton Santos e organizador do projeto grupo de pesquisa permanecer Milton Santos que foi intimado pela Justiça da 10ª zona Eleitoral da Bahia, conforme e-mail que recebemos do mesmo;
    “Meu advogado ( tel.71.8739-5607) tem até o meio dia desta quarta-feira, dia 5, para apresentar nossa defesa. Ou, conforme despacho da juíza Maria Fátima Monteiro Vilas Boas, poderei pagar multa diária de R$ 5.000,00. É assim que "Salvador tem jeito"."

    Parabenizamos pelas suas publicações do Jornal da Tarde da Bahia e pelo seu grande site www.fernandoconceicao.com.
    Conforme o clamor do poeta Castro Alves “A Deus e aos céus” compreendemos que o homem não alcança a capacidade e compreensão do poeta.

    ResponderExcluir