sábado, 12 de setembro de 2015

O Blog é solidário a contribuição de Purcina

Faleceu hoje, 12/09/2015, na fazenda Estreito, na beira do Rio Preto, Município de Mansidão/Bahia, a matriarca da família Souza,
Senhora Purcina Souza Rocha, que deixou um legado como educadora, seguindo a contribuição da sua vó Purcina Figueiredo de Oliveira e da sua mãe Tereza Figueiredo de Souza, de não deixar nenhum analfabeto nas fazendas Estreito, Pau de Canoa, Umburana, Tapera, Olho D'água. À todas as crianças, essas mulheres guerreiras, deram a sua contribuição sem nenhum salário do município do Estado da União para valorizar a cidadania política do oeste baiano e dos ribeirinhos do Velho Chico, pois Rio Preto é sub-afluente do Rio São Francisco. O Negro no Brasil 1980 comunica o falecimento da Tia Cininha, como era conhecida, que deixa seu esposo Francisco Rocha e mais oito filhos, netos e bisnetos, e também seus irmãos Waldimiro, Francisca, Eliecim, Florenice, Terezinha, Maria Nilza, Pedro e Martins e sua cunhada, Fátima, que é viúva de Deolindo e mais 41 sobrinhos.

Purcina de Souza Rocha, tinha uma atividade diária que chegava a 12 horas. Em media dez galinha botavam ovos, todos os dias, em uma caixa de papelão que ficava em cima do fogão de lenha, mostrando sua intimidade com os animais, também colhia as mais diversas frutas no seu quintal caju, ata, graviola, manga, laranja, pequi, mandioca e ainda pescava. Era uma excelente cozinheira, sempre tinha visita no almoço e no jantar e ainda era ativa politicamente em favor da inteligência e da conquista. Admirava a Irmã Dulce, Castro Alves, Cecilia Meireles e Gonçalves Dias!

(Pucina, à direita e Nilza, sua Irmã caçula, à esquerda) Foto: José Gonçalves
Marina Silva, eu Waldimiro de Souza, um dos mais velhos filiados no PSB. As candidaturas de Eduardo Campos e Marina Silva avivou o poder civil de 70% da população brasileira que são os negros, os indígenas os e seus descendentes. Os 30% restantes formam o poder político no Brasil, com exemplos da historia todos os governos, inclusive o governo Dilma representam os mesmo. Tem uma posição racista, com assassinatos contra a população majoritárias. Segundo as pesquisas oficias do governo e de organismos internacionais o numero de assassinatos chega a 56.000 mortes anuais, incluindo mulheres gravidas, crianças, jovens. Indagamos, Existe democracia no Brasil? Os poderes constituídos obedece a constituição? Ocorre uma gritaria mundial em favor dos imigrantes de guerra, e no Brasil a banalidade dos assassinatos torna-se um problema cultural, como diz Milton Santos. Permanece no Brasil, uma linguagem da perversidade no agir, no falar, no ser e no fazer. A minha solidariedade a Marina Silva, entendemos que o PSB e REDE deviria ser um único partido, a divisão enfraquece!


14 comentários:

  1. Tia Cininha nos ensionou a trabalhar, a aproveitar as coisas da terra, que tanto cuidou de nós, são tantas qualidades, que as palavras aprecem pequenas. Como é bom ter tido uma tia forte, lutadora, temente a Deus, que demosntrou o seu amor para nós, a fámilia, os vizinhos e etc.

    ResponderExcluir
  2. Cininha, nascida em 20 de maio de 1936, morreu em 12 de setembro de 2015. Uma mulher dedicada a vida. Ela professava que o trabalho dignifica as possibilidades de integração da nação e do estado valorizando o labor, a gestão e o amor que as pessoas tem uma pelas outras através da fé e das suas orações. Cininha deixou uma fámilia muito bonita.

    ResponderExcluir
  3. Tia Cininha vai deixar saudade de sua simplicidade e alegria.

    ResponderExcluir
  4. Exemplo de Mulher , Pessoa maravilhosa ,sempre carinhosa com seus familiares,amo demais essa mulher . Vó cininha vai deixar muita saudade 😞 LUTO

    ResponderExcluir
  5. Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;
    Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
    Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.
    E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
    Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.
    Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;
    Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.
    Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
    E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.
    E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
    Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
    Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.
    Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
    Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
    Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
    Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
    Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
    E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
    E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;
    Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
    E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
    Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
    Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.
    Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.
    E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.
    João 17:1-26

    ResponderExcluir
  6. Marina, eu Waldimiro de Souza, um dos mais velhos filiados no PSB. As candidaturas de Eduardo Campos e Marina Silva avivou o poder civil de 70% da população brasileira que são os negro, os indígenas os e seus descendentes. Os 30% restantes formam o poder político no Brasil, com exemplos da historia todos os governos, inclusive o governo Dilma representam os mesmo. Tem uma posição racista, com assassinatos contra a população majoritárias. Segundo as pesquisas oficias do governo e de organismos internacionais o numero de assassinatos chega a 56.000 mortes anuais, incluindo mulheres gravidas, crianças, jovens. Indagamos, Existe democracia no Brasil? Os poderes constituídos obedece a constituição? Ocorre uma gritaria mundial em favor dos imigrantes de guerra, e no Brasil a banalidade dos assassinatos torna-se um problema cultural, como diz Milton Santos. Permanece no Brasil, uma linguagem da perversidade no agir, no falar, no ser e no fazer. A minha solidariedade a Marina Silva, entendemos que o PSB e REDE deviria ser um único partido, a divisão enfraquece!

    ResponderExcluir
  7. Começo falando da beleza e força desse homem, Waldimiro de Souza, que é tão importante para seus familiares e amigos, como um lutador das causas sociais. O extermínio continuado da população negra, sobretudo dos jovens negros, é um dos maiores crimes que o Estado brasileiro comete contra seu povo. Há que se destacar, contudo, que a responsabilidade pela polícia militar que nas ruas mata cotidianamente é dos governos estaduais. Sobre eles, devemos também deter nossa atenção. Pezão, governador do Rio, estimulou na imprensa a violência contra os jovens negros que têm o direito de ir e vir em sua cidade, e curtir a praia no final de semana. Abaixo o racismo institucional nas PMs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiu anônimo o post. Sou Barbara Souza.

      Excluir
  8. Os partidos políticos estão voltados para o culto da personalidade de seus dirigentes. Com a funcionalidade do banal, do narcisismo, da preguiça mental, de valorizar a pratica da orgia do comportamento humano e da propaganda da mesmice. Esquecendo, o que é conveniente não lembrar, que o partido político tem uma programação de poder, na conquista dos valores do poder civil. Se assim não for, não será partido político e nem chegara ao poder. O poder é uma determinação da sabedoria, ao respeito a nação e seu povo. O PSB nessa formação do seus dirigentes abandonou a proposta do Eduardo Campos, motivadora da conquista da cidadania do Brasil, integrando toda a família brasileira. Companheiros do partido, não podemos esquecer a contribuição dos fundadores do PSB, João Mangabeira, Miguel Arraes, Eduardo Campos, Aurélio Viana, Evandro Lins, tantos outros e também a grande maioria de seus filiados que não tem acesso nas decisões do partido. Creio, como diz Milton Santos, o pensar, o pesquisar, a compreensão da informação torna o ser humano mais capaz de valorizar o planeta, logo o seu habitar.

    ResponderExcluir
  9. Deputado, Bebeto que é um professor de Historia que está ligado pelas informações que tem toda e qualquer valor da nossa Bahia, mas a Bahia do semiárido da Caatinga do oeste baiano e todo o nosso nordeste está bastante esquecida. Nos os jovens de Santa Rita e Mansidão deixamos essa convocação do jovem Deputado Bebeto nos aliar com projeto e programa de desenvolvimento que agregue os valores individuais e o talento dessa juventude para pesquisa, como diz o professor MILTON SANTOS, que o bem maior é pensar, pesquisar e chegar ao conhecimento. Então usamos essa pagina para comunicar com os meus colegas e o jovem deputado para uma visão de um projeto politico a partir dos nossos talentos que cremos que temos.

    ResponderExcluir
  10. Aos meus 28 anos de idade estou palpitante com a coragem dos meus colegas jovens do Município de Mansidão e Santa Rita de Cássia, Bahia. Sugerindo seguir a parte conceitual da obra de Milton Santos, que o melhor bem é pensar.
    Jovens estamos juntos nessa caminhada da sabedoria e inteligência e a contribuição que a Senadora Lídice da Mata vem dando ao povo baiano.

    ResponderExcluir